quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008


Tecnologia Social: Reflexões sobre um conceito em construção
A sociedade deve preservar o futuro,isso não só depende dela mais sim de todo o grupo chamado Estado.
No contexto da cidade de Salvador, o bairro da Mata Escura,onde habitam aproximadamente 48 mil pessoas , que apresentam potencialidades para o descobrimento de formas produtivas usando a criatividade no contexto do mundo globalizado,o que tráz novos desafios a serem superados, visando a organização producional o que resulta em melhoria tecnológica de processos produtivos, a geração de emprego e renda, o aumento do auto estima e inclusão social.
As Tecnologias Sociais tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações periféricas e inclusão social.O conceito de Tecnologias Sociais vem sendo descutido no Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais(Ltecs).Que organiza em três eixos implicativos do conceito de Tecnologias Sociais, e serve de suposições para a atuação do Ltecs, localizado no bairro da Mata Escura periferia de Salvador.
Em uma das suas suposições o Ltecs se baseia em suas atividades é a de que o período atual é harmonizado pelo dinheiro e por grandes grupos transnacionais os quais enaltece uma competição, o individualismo, a lei do mais forte. Resultado disso é a acumulação de capital com o aumento do desemprego, da pobreza, da desigualdade social,com a exploração degradação ambientais ilimitadas.
O investimento em capital humano e social torna-se fundamental na implementação de qualquer Tecnologia Social. O investimento em capital humano auxilia na capacidade de trabalho de pessoas gerando emprego e renda. Já o capital social é o conjunto de recursos resultantes da vida em sociedade construído pela conveniência e pela confiança no outro,o que facilita a ação e a cooperação em busca dos objetivos.
O desenvolvimento loca significa a capacidade de ampliação em massa crítica da informação.Dessa forma de acordo com Bava(2004,p.116)As
Tecnologias Sociais são mais do que a capacidade de implementar soluções para determinados problemas,ao desenvolver experiências que orientam pela defesa dos interesses das maiorias e pela distribuição de renda.
O Ltecs enfatiza como princípio que a aprendizagem e a participação são processos que caminham juntos e que qualquer indivíduo é capaz de gerar conecimento e aprender.
As Tecnologias Sociais podem ser de vários tipos: produtos, processos, distribuição,consumo e gestã.A contribuição do Ltecs é construir atrvés de estudos e pesquisas,tecnologias de gestão social dos processos urbanos regionais e locais.
O Ltecs até então entende que as
Tecnologias Sociais é um conjunto de tecnicas e procedimentos tecnológicosque visam a ampliação do conhecimento ciêntífico e tecnológico produzido nas Universidades, em articulação com o conhecimento produzido pela comunidade, para o desenvolvimento urbano regional e local sustentável.
http://www.gobrasil.net/images/BA-salvador03-300.jpg
Periferia e desigualdade social em Salvador
O Brasil tem como modelo socioterritorial marcado por desigualdades nas escalas: Nacional,Regional, Metropolitana,Local, Urbana, Social, Econômica e Ambiêntal.
A Bahia teve bastante migração, seus novos imigrantes foram os próprios arquitetos, urbanistas e engenheiros que construiram suas casas de acordo com sua ordem desprovidas de espaços públicos, áreas de lazer, de formação profissional.A maioria das residências de Salvador tem entre entre 30 a 50 Metros quadrados, onde residem em média ,quatro a cinco pessoas. A população jovem e negra que habitam a periferia de Salvador são vítimas de homicídios, sendo eles alguns meninos e meninas que morrem sem a oportunidade de mostrar o seu potencial, muito desses jovens morrem sem ter nunca saído do seu próprio bairro.
O fator principal para o grande número de homicídios de jovens é a falta de investimento e capital humano e social e no desenvolvimento regional e local compatível com uma sociedade moderna e justa.
O Ltecs está construindo uma Tecnologia Social baseando-se nos princípios da cooperação Universidade/Comunidade para o desenvolvimento Urbano Regional e Local sustentável, por acreditar que as Universidades devem disponibilizar suas estruturas,orgãos e principalmente os laboratórios de pesquisa a serviço de sua população para previnir, findando os problemas mais graves como a fome, prostituição, tráfico de drogas, etc.
http://www.ltecs.unifacs.br/capa/img/galeria.jpg
O bairro da Mata Escura no contexto da cidade de Salvador
Localizado na periferia de Salvador o bairro da Mata Escura,possui um aglomerado residêncial de baixa renda e carente de infra estrutura,corresponde a 48 mil habitantes representando menos de 2% da população total de Salvador.
Dentre o seu território o bairro possui 38hectares de remanescente de Mata Atlântica, onde foram construidos no final do sec.XX as represas do Prata e da Mata Escura para abastecer Salvador de água potável, as quais funcionaram até os anos de 1980,sendo desativadas pela sua baixa vazão e poluição. Além de manancial hidríco, esta área foi palco de cultos religiosos africanos e serviu de refúgio para escravos que construiram quilombos deixando a herança e a tradição religiosa o Candomblé.
No período de 1930 e1940 a econômia baiana ao se recuperar da crise do açúcar , o cacau e o fumo a industria cresce e surge a necessidade de habitação, é aí que surge o loteamento iniciando-se na Mata Escura.
Os atuais habitantes da Mata Escura moram com pelo menos três a quatro pessoas com renda mínima de meio a três salários mínimos e outros nem possuem renda digamos 20% dos responsáveis.Já 13,18%possuem 10 salários mínimos.
As caracteristicas da área do estudo tem bastante importância para visualizar com a Tecnologia Social de cooperação da Universidade/Comunidade pode atingir objetivos e proporcionar uma concepção das vertentes a serem trabalhadas pelo projeto piloto(Ltecs).
A imagem “http://www.ltecs.unifacs.br/apresentacao/img/foto1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais-Ltecs
O Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais (Ltecs) tem como missão articular as demandas sociais, culturais, econômicas e ambientais da comunidade através do desenvolvimento de projetos de inclusão social.A ação do Ltecs visa atuar nas casas, da rua, do bairro e consequentemente, da cidade contando com apoio do setor público e privado para a contribuição do meio ambiente.
O projeto Ltecs foi inaugurado em Agosto de 2005, tem quatro vertentes:Planejamento urbano, Desenvolvimento de empreendimentos solidários, Desenvolvimento cultural, organização comunitária.
A pesquisa aplicada é realizada por estudantes comunitários do ensino médio, Graduandos,mestrandos e doutorandos sendo orientados por professores universitários, com o objetivo de pontuar os problemas e as possibilidades de solução. A metodologia utilizada é participativa, de estudantes e comunidade. Visto que os problemas e potencialidade são objetos de estudo dos pesquisadores, que se utilizam da aplicaçaõ de questionários, entrevistas semi-estruturadas,grupos focais, realização de seminários e envolvimentonas ações coletivas para um aproximação concreta com a comunidade.
O Ltecs constitui-se em um projeto inovador, estruturado atravéz de ações comunitária, política e acadêmica reunindo professores e pesquisadores com o objetivo de estimular o aprofundamento de estudos e pesquisas contribuintes do desenvolvimento urbano.
Na vertente de planejamento Urbano, o Ltecs desenvole estudos e capta recursos para o projeto de melhorias habitacionais contando com a participação de algumas parcerias, nesse projeto serão beneficiadas 300 residências em piores condições habitacionais.
Nessa vertente também se inclui o projeto dfe melhoria da mobilidade urbana do bairro Mata Escura, que prevêa modificação do trânsito da rua principaldo bairro, com a modificação haverá espaço para obras de infra-estrutura urbanísticas e de paisagismo.

Amanhã eu dou continuidade sobre o tema Teodoro Sampaio:

Um comentário:

RAFAELA IMPROTA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.